Sébastien Ogier é o líder confortável do Rali do México quando falta apenas um dia de competição. O campeão do Mundo tem um minuto de vantagem sobre o seu companheiro na Volkswagen, Jari-Matti Latvala, enquanto Thierry Neuville, em Hyundai i20 WRC, prepara-se para dar o primeiro pódio à marca coreana com o terceiro lugar que ocupa.
Os três primeiros estão separados por quase cinco minutos, numa prova marcada pelos inúmeros problemas sofridos por quase todas as equipas com excepção dos dois homens da Volkswagen que lideram a classificação. Mads Ostberg, Robert Kubica e Andreas Mikkelsen não tiveram a mesma sorte. O norueguês abandonou com a suspensão do Citroën DS3 WRC partida e os outros dois pilotos ficaram fora de prova depois de sofrefrem dois capotanços.
Ostberg perdeu a oportunidade de terminar no pódio e manter a consistência da duas primeiras provas. “Entrei demasiado depressa numa curva. O carro escorregou de traseira e bateu na berma. Foi uma pancada muito forte”, afirmou o norueguês.
Em circunstâncias normais o pódio está definido, com Elfyn Evans em quarto à procura do seu melhor resultado no WRC até à data. Martin Prokop fecha o top-5 no México. Amanhã, as equipas têm quatro classificativas pela frente com ênfase na segunda do dia, que tem quase 56km de extensão e na última, a Power Stage que vale pontos extra.
por: João Picado