O campeão do mundo Sébastien Ogier mostrou hoje porque é sempre o favorito à vitória em qualquer prova do WRC. Venceu cinco das seis provas especiais da etapa e a Volkswagen Motorsport fez o pleno, porque o outro troço (Malhão 1) foi ganho por Latvala também num Polo WRC. Neste momento, e em condições normais, é praticamente impossível bater o conjunto Ogier/VW Polo, apesar dos esforços feitos por todos os que animam o Campeonato do Mundo de Ralis. Que o digam Mikko Hirvonen, líder no final do dia de ontem, mas que hoje teve de se vergar à superioridade do seu adversário. Para além da excelente prestação do principal piloto da M-Sport, agora no 2º lugar a 38,1 segundos de Ogier, de realçar a rapidez de pilotos como Ott Tanak que tentou tudo por tudo até ao acidente que o colocou fora de prova na primeira passagem por Malhão. Bom esforço o de Mads Ostberg em Citroen DS3, não conseguindo no entanto melhor que o 3º lugar no final do dia de hoje, mas já a 1m26,7 de Sébastien Ogier. De destacar ainda a nota positiva para os pilotos Hyundai, que na estreia do i20 WRC em Portugal, terminam o dia com Dani Sordo no 4º posto a apenas 20 segundos de Ostberg, antevendo-se uma luta interessante para amanhã, na tentativa de um deles chegar ao pódio do Vodafone Rally de Portugal. Henning Solberg surpreendeu ao alcançar o 5º lugar com o Ford Fiesta WRC, tendo no entanto de se defender amanhã de Andreas Mikkelsen, a apenas 14,9 segundos, na tentativa da VW colocar dois Polo WRC nos cinco primeiros lugares da prova. Thierry Neuville (Hyundai), Martin Prokop (Ford) e Juho Hanninen (Hyundai) prometem lutar ao segundo pelo 7º lugar da geral, pois os três pilotos estão separados por apenas nove segundos. No 10º lugar da classificação geral, o popular Nasser Al-Attiyah comanda o WRC2, prometendo muita animação no duelo por esta categoria, com Jari Ketomaa a apenas 11,2.
Embora esteja tudo em aberto entre Ogier e Hirvonen (38,1 segundos), tudo leva a querer que o piloto francês leve de Portugal mais um triunfo, faltando correr amanhã três troços, duas passagens por Loulé e uma por São Brás de Alportel.
Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) é o melhor dos cinco portugueses em prova, ocupando o 15º lugar da geral. João Barros está no 28º lugar, mas com Rui Madeira no 32º, antevendo-se para amanhã uma luta interessante entre os dois pilotos dos Ford Fiesta R5. Em carro idêntico, Diogo Salvi é o 38º classificado, enquanto Gil Antunes no Peugeot 208 R2 fecha o lote de pilotos lusos, ocupando a 53ª posição.
por: António Xavier