Porque o mundo está em constantes mudanças, a Citroen decide democratizar o automóvel, direccionando-o para o maior número de pessoas. Conceber viaturas adaptadas à sua época é uma das prioridades da marca francesa, que fez nascer o Cactus como o primeiro manifesto de um espírito novo.
Mais design, mais conforto e mais tecnologias, mas com um orçamento controlado, estes os parâmetros da Citroen para oferecer um carro que diz ser a preço justo. O novo C4 Cactus é muito fácil de identificar. Linhas puras e simples, mas com elementos gráficos fortes, transformam a nova arma da Citroen num automóvel completamente diferente, não só pelo arrojado design, mas também pelo ambiente invulgar que se vive a bordo. O espaço, a habitabilidade prolongada aos lugares traseiros, são envolvidos por um ambiente puro, mas ao mesmo tempo chique. Destaque para os bancos dianteiros, tipo sofá, que rompe com o conceito mais enérgico do que é estar aos comandos de um automóvel.
No exterior, o relevo vai direitinho para a protecção da carroçaria, onde os “Airbump”, que para além de convidarem ao toque, oferecem uma garantia de eficácia durante toda a vida do Cactus. Dez cores exteriores combinam com quatro cores dos “Airbump” e três diferentes tons do habitáculo, recheado de tecnologia útil, onde se destaca um funcional ecrã táctil ou o inovador airbag no tejadilho, que substitui a habitual colocação destinada ao passageiro da frente.
As motorizações de lançamento (20 de Junho) contam com o bloco a gasolina 1.2 Puretech de 82 cavalos, e ainda o diesel 1.6 e-HDI de 92 cavalos equipado com caixa manual pilotada de seis velocidades. Cerca de um mês depois, o Citroen C4 Cactus vai contar com novo bloco diesel Blue HDI, de 100 cavalos e caixa manual de seis velocidades, apontando para consumos de 3,1 litros por cada 100 km. Um automóvel seguramente diferente e bastante mais leve que o seu irmão C4, devido à utilização de alumínio, aço e soldaduras a laser, o Cactus possui três níveis de equipamento (Live, Feel e Shine) e uma edição especial de lançamento, oferecendo um upgrade para o nível superior durante os primeiros dias de vida do modelo em Portugal. Quanto a preços, a versão a gasolina oscila entre os 16.000 e os 18.800 euros, enquanto o diesel estará disponível entre os 20.200 e os 23.000 euros. Citroen C4 Cactus, um carro impossível de passar despercebido, que encarna um espírito totalmente novo.