Um Porsche 997 GT3 bem conduzido em asfalto parece ser impossível de bater, mesmo pelos carros mais evoluídos que disputam o Campeonato Nacional de Ralis, como os Ford Fiesta R5 ou os Peugeot 208 T16. José Pedro Fontes e Inês Ponte voltaram a provar isso mesmo nas duas especiais até agora disputadas do Rali Vinho da Madeira, apesar do ritmo sensacional imposto por Bruno Magalhães. A dupla do Porsche 997 GT3 chega ao final do primeiro dia de rali no comando, com escassas duas décimas de segundo de vantagem para Bruno Magalhães. E se o ritmo de Fontes aos comandos do Porsche não surpreende, excelente foi a prestação de Bruno Magalhães que, depois de ter ganho 4,6 segundos a Fontes no troço ianugural, o piloto do Porsche retribuiu com 4,8 segundos na segunda especial, ganhando a liderança por uma diferença de 0,2 segundos. Apesar da “lei dos Porsche” ter feito das suas neste aperitivo do Rali Vinho da Madeira, parece que a prova do Clube Sports da Madeira irá ser emotiva até final. Mas a surpresa inexplicável foi mesmo o “tempo canhão” averbado pelo Mitsubishi Lancer Evo X R4 de Miguel Nunes que lhe deu o 3º melhor tempo da geral, a apenas 5,6 segundos de diferença do líder. De pasmar?…
Normal o 4º lugar do madeirense Alexandre Camacho, também ao volante de um Porsche 997 GT3, ou o 5º melhor tempo do tricampeão nacional Ricardo Moura com o Ford Fiesta R5. Pedro Meireles, líder do presente campeonato, rubrica o 6º tempo a 24,9 segundos de Fontes e a 9,6 de Ricardo Moura. Com queixas em relação ao motor do Peugeot 208 T16, Miguel Campos obteve o 7º lugar, dois segundos à frente de Bernardo Sousa que confidenciou uma má escolha de pneus. Com a “lei dos Porsche” imposta, José Pedro Fontes lidera a prova madeirense, mas sem esse argumento não admitido para pontuações FIA, o Rali Vinho da Madeira 2014 é comandado por Bruno Magalhães. É caso para dizer que, com Porsche a dança é outra, mas sem eles, talvez se torne tudo bastante mais real.
Amanhã termina a luta para o Campeonato Nacional de Ralis, que contará ainda com mais cinco troços, enquanto o rali prossegue até meio da tarde de domingo, totalizando 18 provas especiais de classificação. Para já, dois pilotos recolhem os louros da liderança. José pedro Fontes por um lado, e Bruno Magalhães por outro…
por: António Xavier