O primeiro dia do Rali da Alemanha ficou marcado por um duelo entre os companheiros de equipa Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala. O que era normal nos primeiros cinco troços, com a vantagem do francês, acabou por se tornar supresa com o finlandês a assumir o comando confortável da prova depois do seu colega de equipa ter saído de estrada na zona das vinhas de Mosel. Se a época da apanha da uva já começou para o campeão do Mundo, Latvala quer aproveitar a oportunidade para voltar a vencer, enquanto Kris Meeke, Dani Sordo e Andreas Mikkelsen se digladiam pelos restantes lugares do pódio. Após seis especiais, a vantagem vai para o homem da Citroën, segundo classificado, e para o espanhol da Hyundai, que é terceiro.
O dia foi longo e intenso. Latvala e Ogier raramente andaram separados por mais de cinco segundos. Mas o acidente do gaulês – tudo indica que poderá regressar amanhã em Rally 2 com uma penalização de dez minutos – deixou o nórdico confortável na liderança. Latvala chegou ao último parque de assistência do dia com uma vantagem de 37 segundos sobre Kris Meeke e de 42,6 segundos sobre Dani Sordo.
Mikkelsen entrou em bom plano mas no final da jornada perdeu o seu lugar no pódio. O norueguês está em quarto mas não pode descansar porque Thierry Neuville não está muito distante. O belga esteve para não alinhar depois de um aparatoso acidente no shakedown. Os mecânicos recuperaram o Hyundai i20 WRC e o jovem piloto entrou em prova. Esta não tem sido, porém, isenta de problemas. Na última especial, Neuville fez quase todo o troço com problemas no escape do seu carro.
Bernardo Sousa lidera o WRC2
Destaque para Bernardo Sousa que no regresso ao Mundial é o melhor entre os concorrentes do WRC2. O piloto madeirense nem começou muito bem a prova alemã, mas foi subindo na classificação e, após a quarta especial, já era o líder com o seu Ford Fiesta R5
Bernardo Sousa está na frente desta classificação com 4,2 segundos sobre Pontus Tidemand, o segundo classificado, e 18,9 segundos de vantagem para Julien Maurin, que é terceiro
Amanhã, as equipas têm mais oito especiais durante o dia com quase 150 quilómetros. O maior desafio é a dupla passagem por Panzerplatte Lang, um desafio com mais de 40 quilómetros de extensão.
por: João Picado