Foi uma autêntica caixa de surpesas! Desta vez os VW Polo R WRC claudicaram em pleno solo alemão. A Hyundai conquista o primeiro triunfo no WRC e logo com uma gostosa dobradinha. Thierry Neuville venceu, e o seu colega de equipa Dani Sordo conquista a segunda posição a 40.7 segundos. E se os sul-coreanos escreveram história nas estradas germânicas, a Citroën também falhou os seus objectivos. Uma grande jornada para a Hyundai, com a Volkswagen a ter de se contentar com o 3º lugar de Andreas Mikkelsen, que terminou o rali a 58 segundos de Neuville.
Primeiro parecia que Sébastien Ogier tinha o total controlo da situação, depois foi a vez de Jari-Matti Latvala passar para a liderança, deixando no entanto um sabor amargo de desilusão à VW, quando uma saída de estrada o fez abandonar e entregar o comando entregue ao Citroën DS3 WRC de Kris Meeke, que no entanto viria a abandonar pouco tempo depois.
Um pódio com dois Hyundai i20 WRC e um VW Polo R WRC, os Ford Fiesta de Evans (4º) e Hirvonen (5º) posicionaram-se à frente do Citroën de Ostberg, soblinhando ainda mais a surpresa que surgiu por terras da Alemanha. Evans ainda consegue vencer a “Power Stage”, seguido por Neuville e Hirvonen. Apesar do desaire no Rali da Alemanha, a Volkswagen continua a dominar o WRC 2014, mas com a Hyundai a mostrar que podem contar com os seus pilotos para animar o Campeonato do Mundo de Ralis.
Ogier comanda o campeonato com 187 pontos, seguido por Latvala com 143 e por Mikkelsen com 110, sendo estes os únicos pilotos que podem chegar ao triunfo em 2014. Mads Ostberg (Citroen) é o 4º classificado com 74 pontos, seguido por Mikko Hirvonen (Ford) e Thierry Neuville (Hyundai) ambos com 73 pontos.
por: João Picado