O director de equipa da Volkswagen deu autorização e Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala estão a protagonizar um intenso duelo na luta pela liderança do Rali da Austrália. No final do primeiro dia, o francês lidera, mas com 0,4 segundos apenas de vantagem para o seu companheiro de equipa. No terceiro lugar está o terceiro piloto da marca alemã, Andreas Mikkelsen.
O norueguês completa o pódio mas não está minimamente descansado pois Kris Meeke, quarto classificado, está a apenas 0,6 segundos. Mikko Hirvonen é o melhor Ford, na quinta posição. Entre os Hyundai, Hayden Paddon estás surpreender. Sexto classificado, é o melhor representante da marca sul-coreana, mas Thierry Neuville, que não vai além do décimo lugar, perdeu tempo quando a suspensão do seu i20 WRC cedeu.
No final do dia, Ogier estava bastante contente com o resultado porque, ao ser primeiro na estrada, não achava possível concluir a etapa na frente. Ainda assim, o francês andou apreensivo quando uma pedra provocou uma fuga no radiador do Polo WRC que só não foi mais grave porque as especiais eram curtas e o sistema não perdeu muito líquido de refrigeração.
No WRC2, a liderança é de Al-Rajhi. Al-Attiyah é segundo e Ketomaa ocupa o terceiro posto. O líder do campeonato, Lorenzo Bertelli, é quinto.
por: João Picado