Com uma vantagem de quase 40 segundos para Jari-Matti Latvala, Sébastien Ogier já se prepara para gerir a diferença e assegurar a conquista do segundo título mundial consecutivo. O francês entrou muito forte no segundo dia de prova do Rali de Espanha, na Catalunha, mesmo sendo o primeiro na estrada. Aliás, apesar de ter de limpar a terra solta dos troços, acabou por beneficiar porque quem lhe seguiu sofreu com o pó no ar.
Latvala tem de se preocupar mais com quem está atrás de si na classificação do que com Ogier. A diferença para o terceiro, Mads Ostberg, é de 0,6s, enquanto Andreas Mikkelsen é quarto a 0,7s do finlandês. O dia ficou marcado pela supremacia de Ogier e por bons momentos de Kris Meeke, que venceu uma especial, de Hayden Paddon, que chegou a andar no pódio, e de Thierry Neuville, que passou pela liderança.
O quinto lugar é ocupado por um muito regular Mikko Hirvonen, enquanto Robert Kubica é sexto à frente de Dani Sordo, o melhor entre os Hyundai. No WRC2, a liderança é de Nasser Al-Attiyah. Bernardo Sousa procurava a vitória na prova, mas acabou por abandonar após uma saída de estrada. O piloto português não sabe se regressa à competição no dia de amanhã.
A segunda etapa realiza-se em pisos de asfalto e, por isso, as equipas hoje vão converter os carros para especificações diferentes.
por: João Picado