A Toyota vai regressar ao Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC) em 2017, com o Toyota Yaris WRC, desenvolvido por si, no centro técnico situado na Alemanha, em Colónia.
Ao longo dos próximos 2 anos a TMG vai continuar com o programa de testes e desenvolvimento do Yaris WRC, de forma a preparar a entrada nesta competição, na qual já possui 4 títulos mundiais de pilotos e 3 de construtores conquistados ao longo da década de 90.
A Toyota Motor Corportaion, através do seu presidente Akio Toyoda, anunciou em conferência de imprensa, realizada em Tóquio, a entrada no WRC assim como apresentou mundialmente o Yaris WRC com a sua decoração oficial.
O Yaris WRC já completou um programa de testes preliminares em asfalto e em terra, em algumas classificativas Europeias, constituindo uma excelente base para os desenvolvimentos previstos para os próximos meses.
O Yaris WRC está equipado com um motor 1.6 litros turbo de injeção direta e que desenvolve uma potência de 300 CV, ao mesmo tempo, que simulações, testes e prototipagem foram as técnicas adotadas para o desenvolvimento do chassis.
Apesar do programa oficial do WRC para Toyota estar confirmado, segue-se ainda o desenvolvimento e afinação dos detalhes, o que vai requerer equipas dedicadas de engenheiros e especialistas para tornar o carro ainda mais competitivo.
Vários jovens pilotos já tiveram oportunidade de testar o carro, como o francês Eric Camilli de 27 anos, que foi selecionado a partir do programa de pilotos juniores que visa ajudar a desenvolver a futuras estrelas no mundo dos ralis para a Toyota.
Eric vai integrar o programa de desenvolvimento Yaris WRC juntamente com o vencedor do rali francês Tour de Corse, Stéphane Sarrazin que acumula a tarefa de piloto Toyota no Campeonato Mundial de Endurance FIA e, também, Sebastian Lindholm.
O programa de testes compreende vários locais e classificativas do WRC na Europa, permitindo os testes na máxima variedade de pisos. A experiência e dados obtidos vão ajudar a Toyota a prepara para a época de 2017, quando novos regulamentos técnicos devem de ser apresentados.
O Yaris WRC segue as mesmas cores dos Toyota’s que anteriormente participaram nos ralis. Em 2017, quando regressar à competição passaram quase duas décadas em que a marca conquistou o Campeonato Mundial de Ralis, em 1999.
A época de 1999 marcou o fim de mais 25 anos de atividades relacionadas com o rali na TMG, que se iniciaram sob o nome de Andersson Motorsport GmbH, derivado do fundador Ove Andersson e que, mais tarde originou a equipa TOYOTA Team Europe (TTE) no WRC.
Ao longo desse período conquistaram 43 vitórias com modelos icónicos como o Celica Twin Cam Turbo, GT-Four e outros que derivaram de modelos de série; como o Corolla WRC que foram tripulados por pilotos de renome como Carlos Sainz, Juha Kankkunen e Didier Auriol.
A TMG já regressou ao ralis no ano passado com o desenvolvimento do divertido GT86 CS-R3 com vista a participação de privados que queiram participar com um carro homologado para a categoria R3.
Yoshiaki Kinoshita, presidente da TMG comentou: “É uma grande honra ser responsável pelo regresso da TOYOTA ao Campeonato Mundial de Ralis, a par com a nossa forte aposta no Campeonato Mundial de Endurance. Para manter dois exigentes programas desportivos, em simultâneo, é um desafio enorme mas, acreditamos que temos a experiência, empenho e determinação para ter sucesso. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para regressar novamente ao WRC, mas só o facto de termos recebido o apoio da TOYOTA Motor Corporation e, também, do nosso Presidente Akio Toyoda é um fator muito encorajador. Estamos ansiosos pelos próximos desenvolvimentos do Yaris WRC e para isso vamos contar também com o programa de pilotos Juniores. É um momento emocionante para todos que gostam do desporto automóvel, em especial dos ralis, e por essa razão estamos orgulhosos e confiantes para o novo desafio!”.
Especificações Técnicas do Yaris WRC
Chassis:
Tipo Aço com roll bar
Travões Discos de 300mm para terra, 355mm para asfalto
Jantes 7 x 15” para terra, 8 x 18” para asfalto
Pneus Michelin
Dimensões Comprimento: 3910 mm
Largura: 1820 mm
Motor:
Cilindrada 1.6 litros
Tipo 4 cilindros em linha
Injeção Direta até 200 bar
Combustível Gasolina
Pressão do Turbo Pressão absoluta de 2.5 bar (máximo)
Restritor de admissão 33mm
Potencia Cerca de 300hp (ás 6,000rpm)
Binário 420 Nm
Rotações máx. 8.500 rpm
Transmissão Sequencial de 6 relações
Embraiagem ZF Sachs