Ott Tanak protagonizou um dos acidentes mais aflitivos do campeonato do Mundo de ralis deste ano. O piloto perdeu o controlo do Ford Fiesta durante a primeira etapa do Rali do México e caiu num lago. O carro não demorou mais de 20 segundos a ficar submerso. Felizmente, piloto e co-piloto saíram e não sofreram qualquer lesão. O estónio acabou por ser um dos que mais se destacou na prova mexicana, embora tenha sido por razões negativas.
Na frente do rali, Sébastien Ogier comanda desde o segundo troço. O piloto da Volkswagen terminou as primeiras dez classificativas na frente com uma vantagem de 13,5s sobre Jari-Matti Latvala, também em Polo WRC. Mads Ostberg, em Citroën, é o terceiro classificado a 29,5s.
Neuville foi o primeiro líder do rali mas depressa cedeu essa posição e abandonou quando capotou e danificou o radiador do seu Hyundai. Andreas Mikkelsen é o terceiro Volkswagen e quarto da geral, enquanto Elfyn Evans defende a honra da M-Sport com o quinto posto. Dani Sordo é o melhor dos i20 e também o que menos problemas teve. Hayden Paddo, por exemplo, caiu na classificação depois de um acidente e consequente quebra da suspensão do carro. O neozelandês teve problemas na mesma especial que Meeke (Citroën), Kubica (Ford) e Tanak.
No WRC2, o líder Yuri Protasov. O ucraniano ocupa, logo ao fim da primeira etapa, o oitavo posto da geral. O dia de amanhã continua com mais oito troços.
por: João Picado