A primeira classificativa do Rali de Portugal começou em grande estilo com milhares de espectadores presentes na pista de Ralicross de Lousada, a leste da cidade do Porto, que não quiseram perder nada do espectáculo prometido.
Andreas Mikkelsen, que já tinha sido o mais rápido no shakedown, triunfou perante a multidão que esteve em Lousada. O norueguês bateu, por 0,5s, o seu companheiro de equipa e actual campeão do Mundo, Sébastien Ogier.
A 0,8s de Mikkelsen ficou o Polo WRC de Jari-Matti Latvala, conseguindo assim um pódio totalmente preenchido por Volkswagen.
Na quarta posição surgiu o primeiro Ford. Robert Kubica teve, assim, uma boa na estreia do novo Fiesta RS WRC. O polaco foi 1,4s mais lento do que Mikkelsen.
O lote dos cinco primeiros ficou completo com o Hyundai i20 WRC do belga Thierry Neuville. Kris Meeke foi o melhor Citroën, enquanto Mads Ostberg mostrava a sua satisfação por poder competir depois de ter capotado o DS3 WRC no shakedown.
Um susto apanhou Abdulaziz Al-Kuwari, pois o seu Ford Fiesta R5 teve um princípio de incêndio na sequência de uma fuga de gasolina. Este incidente foi resolvido de imediato e o piloto pôde regressar a Matosinhos, local do Parque Fechado.
As coisas também não correram tão bem para Eric Camili, pois o francês deu um toque nas divisórias de cimento da pista com o seu Fiesta R5 e perdeu duas rodas.
Miguel Campos é o melhor português
Ao volante de um Ford Fiesta R5, Miguel Campos entrou em prova e assumiu-se como o melhor português. O famalicense deixou Bernardo Sousa a um segundo, enquanto João Barros terminou em terceiro. No WRC2, o líder é Nasser al-Attiyah.
por: João Picado