E vão três vitórias consecutivas no Rali de Monte Carlo para Sébastien Ogier. O tricampeão do mundo começou da melhor forma a defesa do título com o triunfo na mítica ronda de abertura do campeonato e ainda somou os três pontos extra com o tempo mais rápido na Power Stage.
O piloto da Volkswagen deixou Andreas Mikkelsen, também em Polo WRC, na segunda posição a quase dois minutos de distância, enquanto Thierry Neuville acabou no terceiro posto, a 3m17s de Ogier, naquele que foi o primeiro pódio para o novo Hyundai i20 WRC.
“Este rali é o mais importante da época para mim. É muito emocionante ganhar aqui pela terceira vez. Sonho com isto desde miúdo. Triunfar numa prova tão difícil por três vezes consecutivas é fantástico. Foi um resultado do esforço de toda a equipa”, afirmou Sébastien Ogier.
A história da prova foi especialmente emocionante até à 12ª especial, momento em que Kris Meeke abandonou com problemas de caixa no Citroën. O irlandês do norte foi o único que consegui acompanhar o andamento do campeão do mundo. Jari-Matti Latvala (Volkswagen), Robert Kubica (Ford) e Hayden Paddon (Hyundai) não foram felizes em Monte Carlo. Os dois primeiros abandonaram e o último não o fez porque se manteve em Rally 2 e acabou no 25º posto.
Mads Ostberg ficou à entrada do pódio. No regresso à M-Sport, o norueguês concluiu a prova monegasca no quarto posto enquanto Stéphane Lefebvre concluiu a prova em quinto e ainda obteve um ponto extra pelo terceiro tempo na Power Stage. Dani Sordo foi sexto e conseguiu mais dois pontos com o segundo registo na Power Stage. Ott Tanak concluiu a jornada em sétimo, à frente de Elfyn Evans que venceu o WRC2 com o Ford Fiesta R5.
por: João Picado