A prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo Terreno não contou com muitos participantes, mas até acabou por ser animada na luta pela vitória. João Ramos, Miguel Barbosa e Nuno Matos passaram pelo comando da Baja TT Rota do Douro, com o piloto da Toyota Hilux a conseguir a vitória, numa prova que só viu oito concorrentes a chegarem ao final. João Ramos e Vítor Jesus regressam às vitórias quase uma década depois do seu último triunfo.
No Prólogo João Ramos tornou-se no primeiro comandante, vencendo as duas passagens pelo traçado, com Miguel Barbosa e Nuno Matos a ocuparem por esta ordem as posições seguintes. Durante o primeiro setor seletivo, a alternância na liderança foi uma constante, com Miguel Barbosa e Nuno Matos a passarem pelo comando, com o piloto do Opel Mokka Proto a terminar na frente, com apenas oito segundos de vantagem sobre o Mitsubishi Racing Lancer de Miguel Barbosa. Pelo caminho já tinham ficado pilotos como Edgar Condenso, Alexandre Franco, Lino Carapeta, Paulo Marques, Pedro Ferreira e Tiago Neves.
O derradeiro setor da prova acabou por ser decisivo. João Ramos tomou o pulso à situação, não só por ter imposto um andamento mais forte, mas porque beneficiou dos problemas de transmissão do Opel Mokka de Nuno Matos e do abandono do campeão nacional Miguel Barbosa, devido a problemas no diferencial do Mitsubishi Racing Lancer, a cerca de 50 km do final. Quem também beneficiou destes problemas foi Rui Sousa que acabou por colocar a Isuzu D-Max no 2º lugar final a 26m28 de João Ramos. No último lugar do pódio acabou por ficar Nuno Matos, que apesar de ter chegado a ficar com tração em apenas uma roda traseira, conseguiu com esforço terminar a prova a 31m01 do vencedor. Em estreia João Rosa acabou por registar um lisonjeiro 4º lugar ao volante de uma Nissan Navara, mas já a 56m13, dois minutos mais rápido que Filipe Carvalho, o 5º classificado.
Os agrupamentos T2 e T8 contaram apenas com um concorrente cada um a finalizar a prova. Luís Ferreira (Nissan Pathfinder) foi o 6º da classificação geral, acabando por vencer a categoria T2 e Avelino Reis (Toyota Rav 4) o 7º, triunfou no agrupamento T8. Alexandre Mota (Nissan Proto) acabou por ser o 8º e último classificado na Baja TT Rota do Douro.
A próxima prova do Campeonato Nacional de TT é a Baja de Reguengos de Monsaraz agendada para 29 e 30 de abril.
por: António Xavier