Há diversas interpretações para o significado da palavra Nouakchott, o nome da capital da Mauritânia. A que mais nos toca é a do “lugar onde sopra o vento”, nem que seja porque é isso mesmo o que sentimos quando chegamos a esta cidade, que ainda vai celebrar 60 anos de existência…
Visitámos Nouakchott inúmeras vezes e hoje, sempre que voltamos, descobrimos novas coisas e, sobretudo, percebemos que o crescimento da cidade é imparável. Mas jamais deixaremos de nos lembrarmos da primeira vez que aqui chegamos, há longos anos.
Embora a estrada para o norte, que liga até à fronteira de Marrocos, já estivesse aberta à circulação desde 2005, durante alguns anos fugimos sempre ao asfalto, orientando-nos até às costa, para alcançarmos Nouakchott conduzindo junto ao mar, por trilhos de areia, devidamente balizados com marcos que íamos encontrando à cadência de alguns quilómetros. Sempre que avistávamos mais uma dessas estacas, era uma alegria, tal a sensação de alívio por confirmarmos que, independentemente dos dispositivos de navegação que dispuséssemos, estávamos no caminho certo.
por: Alexandre Correia